Portas: Escolha as Melhores!

Hoje iremos compartilhar uma matéria interessante do site http://www.fazfacil.com.br Créditos : http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/portas-dicas-escolher-melhor/ Url de visualização : http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/portas-dicas-escolher-melhor/ Escrito por FazFácil

Elementos de uma Porta

Em sua concepção mais tradicional, uma porta é formada pelos seguintes elementos:

  • Folha: Normalmente uma chapa lisa responsável pela vedação da parede quando a porta está fechada. Costuma ser confundida com a porta propriamente dita;

  • Batente: São os perfis retangulares (de madeira, metal ou outro material) que estão presos junto à abertura na parede e permite a fixação da folha;

  • Guarnição: Elemento responsável por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente (em geral considerado grosseiro);

  • Maçaneta: Além de ser peça-chave para o acabamento estético da porta, é responsável, junto com as dobradiças e o trinco (com ou sem fechadura), pelo movimento da porta e seu trancamento.

Materiais Mais Utilizados
  • Madeira: A campeã das residências. Enriquecem o projeto do espaço e proporcionam melhor isolamento térmico e acústico. Se expostas à chuva e aos raios solares, devem ser submetidas a tratamentos contra o apodrecimento e esbranquiçamento.

  • Aço: É importante verificar se a abertura está dentro das medidas padrões do mercado, porque encomendar uma porta de aço sob medida é bastante caro. É durável e de fácil manutenção.

  • Alumínio: Por ser um recurso relativamente escasso, portas de alumínio são mais caras. Não são tão boas como isolantes térmicas e acústicas; em compensação são muito duráveis, de baixa manutenção e não enferrujam.

  • PVC: Considerado por muitos como o melhor material para projetos exclusivos, por sua versatilidade de durabilidade. Embora seja mais caras e não permitam pintura, portas de PVC são ótimas isolantes térmicas e acústicas, não oxidam, é imune ao cimento a à cal e não propaga chamas.

Medidas Padrão

Portas residenciais de entrada tem entre 2 e 2,15 metros de altura e 80 centímetros de largura. Portas internas (do banheiro, da cozinha, etc) possuem 70 centímetros – mas, no caso de cadeirantes, devem ter 80 centímetros.

A espessura média é de 3 e 3,5 centímetros.

Evite portas com 60 centímetros: essa largura serve apenas para armários.

Qual Será o Lado de Abertura da Porta?

É preciso olhar para a porta pelo lado de fora:

  • Se a dobradiça fica do lado esquerdo da porta, esta se abre para a esquerda (E);

  • Se a dobradiça fica do lado direito da porta, esta se abre para a direita (D).

Para pedir um produto que se abra numa direção, especifique E ou D.

Mas nem todos os produtos têm uma direção de abertura: só especifique a direção quando necessário.

Tipos de Portas

Porta de dobradiça comum: O tipo de porta mais utilizado no mundo.

Porta articulada: Também usada como divisória ou para armário.

Porta pivotante: Pouco usada em domicílios mas muito frequente em escritórios.

Porta de Correr (reta): Falta de espaço na hora de decorar o ambiente requer planejamento. Para que o aproveitamento seja o melhor possível, uma das possibilidades são as portas de correr.

O sistema deslizante substitui as portas com dobradiças tradicionais, que demandam um espaço mínimo para que sejam abertas.

Além da praticidade no manuseio, as portas corridas podem ser portáteis e de fácil colocação.

O uso mais comum nos últimos anos tem sido nas casas de praia, pelo modelo moderno e por combinar com o estilo veraneio.

As portas de correr também podem ser aplicadas para dividir ambientes, sem separá-los por definitivo.

Divisórias feitas por portas deslizantes transformam o ambiente em espaços multiuso. Assim, cada cômodo pode sofrer várias mudanças sem a necessidade de nova reforma.

Outro benefício das portas rolantes é a facilidade na limpeza. Por ser um objetivo totalmente removível e leve em relação às portas tradicionais, oferece acesso a higienização até nas partes mais difíceis como nas dobras.

Porta Sanfonada (fole): Podem ser aplicadas em escritórios, habitações, hotéis, espaços comerciais ou outros locais que necessitem de ser divididos.

Este tipo de porta não necessita de calha no pavimento

instalação porta de madeira


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square